Devo ter lido em alguma matéria sobre “a volta do veludo”, mas mão me recordo onde. Acho engraçado as pessoas falarem que “a moda vai e volta”, como se nada mudasse, daqui 20 anos a modelagem do seu blazer de veludo vai ser a mesma, guarde, acumule para daqui – talvez – uns aninhos usar.


Primeiramente, não é bem assim que funciona. Segundo, tudo muda, nada é constante, principalmente nós, como a moda vai voltar? Ela nunca foi embora e o veludo faz parte disso, ele sempre esteve ai, agora ele está nos #TrenddingTopics” novamente.


Dando uma rápida viagem  na história, sabemos que o veludo nasceu na India e começou a ser comercializado no século XIV, feito da fibra da seda, assim sendo um tecido caro e de exclusividade da nobreza.


Um tempo depois a Itália entrou no mapa ganhando fama no mundo inteiro, por suas fábricas em Veneza, Florença, Gênova e Milão que produziam o tecido usado por nobres, inicialmente usado na confecção de vestidos e casacos.


No século XX, passou a ser usado como tecido para roupas de festas e nos anos 60 e 70 foi levado para as calças e saias.


Estamos no novo século, e digamos que o veludo dominou os desfiles da semana de moda de Nova York, quase todos os desfiles da NYFW tem pelo menos uma peça ou algum detalhe em veludo.


Como dito no meu título, para os amantes de “tendência”, sim, o veludo será a nova tendência assim como tons de azuis, teremos um inverno terroso, como de costume, mas dessa vez o azul está com tudo, caminhando ao lado do veludo.